sábado, 16 de outubro de 2010

Regurgitando as verdades - I

Perguntas que fariam de você um ateu ou então mover o mundo e colocar a cabeça para investigar, deveras.

Se fantasmas realmente existem, por que as pessoas sempre veem fantasmas de entes queridos ou animais de estimação? Pensem comigo... Não deveria haver fantasmas de um dinossauro ou um mamute? Ainda, um neandertal? Será que algum estegossauro já apareceu para alguém, um dia? xD

Essa questão me colocou a pesquisar sobre o assunto. Especialmente sobre as explicações que a ciência tem para com isso. Amo isso.

Fantasma vem do grego que significa "mostrar", "aparecer". Bom, fantasmas são uma ilusão visual, talvez virtual, totalmente onírico. Os seres humanos acreditam (ou não) em fantasmas há milhares de anos. Eles são mencionados até na obra literária mais antiga que se conhece, "A Epopéia de Gilgamesh". Histórias de fantasmas fazem parte do folclore da maioria das culturas, embora os detalhes variem muito em cada região.

As pessoas descrevem encontros fantasmagóricos de várias formas diferentes. As pessoas vêem aparições ou luzes estranhas, sentem uma presença no ambiente, ouvem barulhos ou sentem uma queda brusca de temperatura. Algumas até dizem que foram possuídas e se desesperam. Fantasmas seriam atraídos de volta para seus familiares por lembranças materiais, como o cheiro da comida preferida ou uma música tocando.

Ainda existem os fantasmas que estão por aí porque se negam a ir embora ou não conseguem deixar a Terra. Pesquisadores de paranormalidade normalmente se referem a esses fantasmas como espíritos materiais. Seguindo por essa lógica, é totalmente possível que o fantasma de um tiranossauro rex tenha vontade de ficar passeando por uns tempos aqui. Por que alguém nunca viu um? Ele poderia assombrar a sua casa pelo fato de sentir saudades do território que antes de você construir a sua casa, pertencia a ele. Posteriormente, deveria ser comum ver fantasmas de algum australopitecus, afinal, são nossos familiares, apesar de antigos. É o que eu acho.


A ciência concluíu várias causas para esses fenômenos. Algumas são simples: as pessoas podem ter alucinações ou confundir reflexos, sombras e barulhos indefinidos com fantasmas.

Outras teorias são mais complexas...

Uma é a dos campos eletromagnéticos. Pesquisadores experimentaram medir as variações de campos magnéticos em lugares assombrados e chegaram à conclusão de que podem ser fenômenos locais, causados principalmente por equipamentos eletrônicos ou formações geológicas, ainda podendo fazer parte do campo magnético da Terra.

Pesquisadores de paranormalidade atacam, considerando isso feito dos fantasmas: eles criam o campo. E ainda sugerem que esses campos podem interagir com o cérebro humano, causando alucinações, vertigem ou outros sintomas neurológicos. Alguns pesquisadores teorizaram que essa é uma das razões pelas quais as pessoas relatam mais ocorrências fantasmagóricas à noite. Isso é só por causa da forma como o vento solar interage com a magnetosfera da Terra, o campo magnético do planeta se expande do lado escuro. Já que o sol sempre está se refrescando, lançanco rajadas de ondas em direção ao espaço. Então, isso interage bastante com o cérebro humano e bingo: Você tem fantasmas!

Médicos estudaram os efeitos dessa eletricidade no cérebro humano. Nosso cérebro tem áreas específicas que reagem a estímulos elétricos, alguns podem causar a sensação de haver alguém atrás de você, imitando seus movimentos; outros alucinações.

As ondas sonoras de baixa frequência, conhecidas como infra-som, podem causar fenômenos que as pessoas normalmente associam com fantasmas, o que inclui sensação de nervosismo e desconforto, bem como a sensação de alguma presença no ambiente. Nós somos extremamente sensíveis ao ambiente. As ondas sonoras também podem fazer os olhos dos seres humanos vibrarem, causando a visualização de coisas que não estão lá. Normalmente essas ondas têm freqüências menores de 20 Hz; portanto, são muito baixas para que as pessoas realmente as percebam. Em vez de perceberem o som em si, as pessoas percebem seus efeitos.

(Abaixo de 20Hz é um infra-som, os sons audíveis ao ouvido humano estão entre 20 Hz e 20.000. Acima de 20.000 é um ultra-som e tampouco conseguimos captar esses)

Eu não costumo acreditar em espíritos/fantasmas, mas respeito quem acredita, quem tem essa ideia reconfortante de que os entes queridos que já morreram estão por perto. Gostaria de conseguir acreditar nisso, pra sentir como é! Isso me incita a pensar a respeito do que aconteceria com as pessoas após a morte.

Enfim, eu costumo acreditar nos átomos, nas partículas ao meu redor. Eles são muito mais expressivos para mim!

3 comentários:

  1. nao sei porque tu falou nesse lance de espiritos apenas na parte dos entes queridos, ja que muita gente fala de espiritos enquanto assombrações e entidades malignas também o-o anyway, se é o I quero ver o II

    ResponderExcluir
  2. Bom, ainda pesquisando, eu li que à respeito de assombrações em prédios ou casas por exemplo, pesquisadores se utilizaram de instrumentos pra medir luz, umidade, som e campos magnéticos. A temperaura influencia bastante e também o campo eletromagnético terrestre, como eu expliquei. Só não queria me distanciar da pergunta, se eu tratasse desse ponto, saca? E pode deixar que vou fazer o II algo bem legal ^^

    ResponderExcluir
  3. Acho que isso está um pouco de acordo com aquela teoria do funcionamento da mente... É tudo causa do cérebro humano. Ah, eu esqueci de comentar sobre o livro que estive lendo... Em "A Luneta Âmbar", os fantasmas quando saem do mundo dos mortos, que toma um ar pesado, automaticamente se tornam parte do universo, se desfazem, se unindo aos átomos e indo circular pelos 'mundos'. Então... Tudo estaria interligado nesse ponto de vista xD E a morte morreu.

    ResponderExcluir